Doenças


Trombose

Trombose Venosa Profunda

A trombose venosa profunda (TVP) é a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia localizada no interior de uma parte do corpo, geralmente nas pernas.
A TVP afeta principalmente as veias grandes no segmento inferior das pernas e das coxas. O coágulo pode bloquear o fluxo sanguíneo e causar inchaço e dor. Quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, é chamado de embolia. Uma embolia acomete em geral a circulação pulmonar, levando a lesões graves e até mesmo à morte.
Os sintomas mais comuns da TVP são sensibilidade aumentada, dor, inchaço, calor, e veias salientes. A embolia pulmonar geralmente cursa com dor torácica e falta de ar.
As causas de trombose giram em torno da chamada tríade de Virchow: hipercoagulabilidade sanguínea, lesão endotelial e estase venosa.
A hipercoagulabilidade seria uma característica do sangue, que fica mais propenso a coagular (algumas doenças e hormônios podem causar esta situação). A lesão endotelial é decorrente, em geral, de algum traumatismo no vaso acometido. E a estase venosa significa o sangue “parado” dentro da veia. Tabagismo, uso de hormônios femininos, puerpério, imobilização de membros (talas e gesso), câncer, restrição ao leito são fatores de risco para o desenvolvimento da trombose venosa profunda.
Uma vez diagnosticado com trombose venosa profunda o paciente deve receber tratamento com anticoagulantes, além de repouso para evitar a progressão do quadro e reduzir as sequelas.